Mantenha-se informado
Página inicial /
Notícias
18/01/2012 às 13:00h

Lula e Mujica discutem integração da América Latina

SÃO PAULO - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do Uruguai, José Mujica, discutiram nesta terça-feira a criação de um grupo de intelectuais para promover a integração da América Latina. Segundo Mujica, Lula está empenhado neste projeto, que ainda não tem data para ser lançado. O presidente do Uruguai e o ex-presidente brasileiro reuniram-se por quase três horas em um hotel de São Paulo.

Após o encontro, Mujica citou a preocupação e o esforço de Lula para criar “uma matriz intelectual da política de integração da América Latina”. “Passamos muitos anos uns de costas para os outros, olhando para a Europa ou para o outro lado. Agora, temos que olhar para nós. Essa é a preocupação de Lula e foi disso que falamos”, relatou.

“É um passo necessário para navegar no mundo que está vindo. Talvez, a China não precise disso porque é um Estado multinacional que tem quatro mil anos, mas nós, que não temos quatro mil anos, precisamos”, comentou.

O presidente do Uruguai mostrou-se otimista em relação à situação vivida pela América Latina, mas fez ressalvas ao Mercosul. “Estamos vivendo um momento que nunca vivemos antes”, disse. “Vi passar muita água nessa América Latina, conheci muita gente, vivi muito e, apesar de todas as dificuldades que a gente possa ter, nunca sonhamos em ter uma América Latina com a força que tem essa que estamos vivendo”, acrescentou.

Ao falar sobre o Mercosul,  Mujica disse que muitas coisas ainda precisam ser feitas pelo bloco. “Crescemos economicamente, mas temos certo atraso por causa da dificuldade institucional que ainda temos”. O presidente uruguaio também relatou que Lula demonstrou na conversa entre ambos “um enorme afeto e confiança na presidente Dilma Rousseff”.

Mujica comentou que o ex-presidente brasileiro está bem de cabeça e de coração, “um fenômeno”. Lula encontrou-se com Mujica depois de passar pela décima sessão de radioterapia para combater um câncer na laringe.

O presidente Uruguai está em férias e disse que visitou Lula porque estava preocupado com a saúde dele. Depois do encontro, Mujica visita o Masp e retorna para Montevidéu ainda nesta terça-feira.

Do Valor Econômico

yahoo Lula e Mujica discutem integração da América Latinatwitter Lula e Mujica discutem integração da América Latinagmail Lula e Mujica discutem integração da América Latinadelicious Lula e Mujica discutem integração da América Latinafacebook Lula e Mujica discutem integração da América Latinablogger Lula e Mujica discutem integração da América Latinawordpress Lula e Mujica discutem integração da América Latinaorkut Lula e Mujica discutem integração da América LatinaDivulgue




Nome:


Email:


Site:  


Comentar: